O Pantanal brasileiro é rico em fauna e flora, porém, devido a muitos fatores diversos podemos encontrar muitos animais em extinção no Pantanal, confira quais animes tem sérios riscos de extinção.
O Pantanal é uma área com mais de 250 mil km², situada em grande parte no Mato grosso e Mato Grosso do sul no Brasil, e também no norte do Paraguai e a leste da Bolívia. Alagada em sua maior parte, o Pantanal também é constituído por paisagens diversificadas, com animais diversos, plantas rasteiras, e muita, muita água.
Os animais estão presentes em toda a área do Pantanal, com muitas aves, peixes e répteis, fazem uma das faunas e floras mais completas. Com mais de 650 espécies de aves, 80 espécies de mamíferos e mais de 80 espécies de peixes, fazem deste local um patrimônio para o mundo. Porém, um local que tem muitos animais e pouca fiscalização, acaba gerando muito interesse em pessoas mal-intencionadas.
Animais com risco de extinção no Pantanal
Existem muitos animais do Pantanal que estão em extinção, alguns deles são:
Cervo-do-Pantanal
São os maiores veados da América do Sul, mamífero que pode chegar ate 2 metros de comprimento. Está em extinção devido a destruição de seu habitat, que vem sendo realizada para a construção de hidroelétricas e de projetos de irrigação.
Onça-parda
É um mamífero e sua caça é proibida. Como se alimenta de carne, ao atacar os gados dos fazendeiros, acaba provocando a ira dos fazendeiros que o caçam, levando assim, ao risco de extinção.
Onça-pintada
Um animal que pode chegar a mais de 100kg, em 2 metros de comprimento. Este animal esta em extinção por causa de sua pele, que é retirada para fazer casacos e roupas de pele.
Arara-azul
Esse animal possui uma beleza rara, somente encontrada nele. A principal causa de sua extinção é a caça, que retira a arara de seus ninhos, matando não só ela, mas também todos os seus filhotes.
Mono-carvoeiro
É o maior macaco do Brasil, está atualmente em extinção devido a destruição de seu habitat.
Pica-pau-da-cara-amarela
É um animal pequeno, que tem menos de 100 sobreviventes, devido ao avanço das cidades, destruindo assim, seu habitat.
Tartaruga-de-couro
Por ser uma carne muito saboreada e seus ovos também, além de uma difícil acasalação, é um animal que está em extinção.
Matum-no-nordeste
Já não existem mais animais desta espécie soltos na natureza, os últimos exemplares são criados em cativeiro, e os biólogos tentam reproduzi-los em cativeiro.
Como salvar os animais?
Para salvar os animais que correm sérios riscos de extinção o ideal seria cada um fazer a sua parte. Não poluindo a meio ambiente, não desmatando, não caçando os animais, porém, falar é muito fácil, o problema é colocar em prática.
Uma alternativa que é viável, porém depende de investimentos, tanto dos governantes, quanto de pessoas comuns, seria a reprodução em cativeiro. Cientistas investem cada vez mais nesta técnica, porém, os custos para manter funcionários e o local para a reprodução é grande. Por isso, vamos fazer nossa parte, de pouquinho em pouquinho é possível chegar lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário